4 motivos para você não criar um site grátis

4 motivos para você não criar um site grátis

Sabe aquela expressão “Quando a esmola é demais o santo desconfia”, pois bem, foi a partir daí que eu comecei a pesquisar e analisar os sites gratuitos, com um olhar mais investigador e descobri ao menos 4 bons motivos para não ter um site feitos nestas plataformas. Vamos lá!

1º – Não são responsivos

Em plena era do mobile, na qual 80,4% dos domicílios brasileiros acessam a internet, segundo aponta o IBGE, construir um site que não atenda a todos os tamanhos de tela é um grande erro.
Não sendo uma página responsiva, um usuário mobile tem uma péssima experiência no site e, talvez, nunca mais volte a se relacionar com a página da sua empresa. Esse é um dos (bons) motivos para fugir dos construtores gratuitos de sites.

serviços mobile

2º – Design com limite de personalização

Por mais que os construtores ofereçam centenas de modelos prontos, muito provavelmente o site da sua empresa vai ficar bem parecido com o de outros sites que criaram suas páginas na mesma plataforma gratuita. Sendo assim, a sua empresa acaba ficando sem uma identidade visual própria, dando a impressão de amadorismo aos visitantes.

criação de sites

3º – Não são amigáveis com SEO e de métricas são imprecisas

O problema dos sites gratuitos se estende, também, para as análises de métricas e indicadores. Uma vez que o site está dentro da plataforma do construtor, que usa tecnologias de script mais antigas, os dados fornecidos de tráfego e desempenho do site sempre são imprecisos. Sem informações nas mãos, você fica sem saber o que precisa melhorar no site da sua empresa.

A busca orgânica é responsável por levar, em média, cerca de 35% do volume de tráfego em sites comerciais brasileiros. Sabendo disso, na hora de construir um site é preciso ficar atento a uma série de práticas de gerenciamento de SEO. No entanto, os construtores gratuitos dificultam esse trabalho. Em primeiro lugar, porque a ferramenta não ajuda na hora de deixar o código limpo e nem de determinar palavras-chave nos títulos, descrições, H1 e H2.

gerenciamento SEO

4º – Falta de suporte técnico ou insuficiênte

No começo, parece que tudo está bem, até que, aos poucos, os problemas citados acima começam a aparecer. Nesse momento, não há ninguém a quem recorrer.

Por mais que os construtores gratuitos ofereçam dicas para solucionar algumas questões, não é um atendimento personalizado. Tudo é bem genérico e superficial, ou seja, nada que resolva, de fato, os seus problemas.

manutenção de websites
Share