Seguem abaixo as 6 principais características que um bom site deve possuir:
- Abre em todas as Telas – RESPONSIVO – Adaptação automática para todos os tamanhos de telas disponíveis.
- Bem configurado para os mecanismos de busca – OTIMIZADO – Programação em conformidade com as regras dos buscadores.
- Totalmente adaptado – MÍDIAS SOCIAIS – Que tenha botões de compartilhamento fácil e links diretos a todas as mídias sociais.
- Todos os browsers mais utilizados – FUNCIONALIDADE – funcionar em todos os navegadores modernos sem apresentar problemas.
- O que for mais importante logo a mão – FÁCIL NAVEGAÇÃO – O cliente possa encontrar aquilo que precisa e entrar em contato rapidamente.
- Expandindo informações – INTERATIVIDADE – Usuários criando e compartilhando experiências com a suas informações.
RESPONSIVO “que responde de forma rápida e adequada à situação”
O design responsivo surge como uma evolução lógica do design de sites para suportar as várias resoluções das telas e aparelhos do mercado. Antes, grande parte da internet era acessada por resoluções e navegadores muito semelhantes, bastava fazer um site que funcionava em Internet Explorer com resolução máxima de 1024×768 pixels que tudo estava resolvido. Hoje tudo mudou, temos TVs de 50″ polegadas acessando internet, temos celulares que tem telas de 2″ até 5″, os Smartfones de 5″ até 7″, os Tablets de 6″ até 14″ polegadas (ou até mais) e sem contar os próprios computadores, que tem telas de netbook até os iMacs da Apple, colocando a margem de 11″ até mais de 26″ polegadas e ainda nem entramos no quesito resolução, que aumenta ainda mais a gama de possibilidade.
OTIMIZADO “reestruturar com o objetivo de obter o maior rendimento possível”
Fazer com que um conteúdo todo do site seja indexado e colocado nas listas de buscas por palavras-chave. Isso acontece graças a uma atualização dinâmica do seu site e a comunicação imediata com os principais buscadores (Google, Bing e Yahoo), uma programação coesa com as normas técnicas, entre outras coisas.
MÍDIAS SOCIAIS “meios de comunicação de massas”
As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, apenas compartilhando através de botões incluídos juntos as páginas e postagens.
FUNCIONALIDADE “capacidade para a execução de determinada tarefa”
Funcionalidades podem ser levantadas pela análise do ciclo de vida do negócio e do ciclo de vida dos produtos e serviços, dentro do escopo do desenvolvimento de um projeto (por exemplo, produtos, ordens e fornecedores), identificando, então, as atividades necessárias para a criação e gerenciamento do site. Deve conter tudo que o cliente deseja que o seu produto, marca ou serviço faça.
FÁCIL NAVEGAÇÃO “por onde se pode navegar”
Deve ser tudo fácil para o usuário a partir de um menu com nomes que já deem uma boa dica do que vem a seguir. Deve conter links para todos as artigos que componham um assunto, assim como dar fácil acesso aos dados de contato, produtos e serviços da empresa.
INTERATIVIDADE “grau de intervenção do utilizador no sistema informático através da introdução de dados e comando”
O usuário não pode só receber informações e não interagir com o site, devem possuir espaços para que ele possa dar a sua opinião sobre o assunto ou analisar o produto/serviço da empresa e tenha acesso rápido a qualquer informação relevante.