Marketing de conteúdo bem aplicado

Seja você dono de uma pequena empresa ou de uma potência regional, é provável que você já esteja fazendo algum tipo de marketing de conteúdo.

De acordo com o Content Marketing Institute, 81% das marcas mundiais já estão executando uma estratégia de marketing de conteúdo e 87% planejam aumentar seus gastos no tema durante os próximos 12 meses. Não mais apenas uma parte dos especialistas estão em busca de sucesso, o marketing de conteúdo agora é o centro dos planos de marketing digital de marcas de todos os tamanhos, tipos de produtos e serviços ou apenas institucionalmente. O problema é que isso não significa que todos funcionam.

Na verdade, agora que o marketing de conteúdo é predominante e atrai uma parcela maior dos orçamentos de marketing, ficar à frente da concorrência e provar o ROI são desafios ainda maiores.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um estilo de marketing digital que propõe conquistar clientes através de artigos interessantes, que chamem sua atenção e que os faça voltar sempre.

Como investir em um marketing de conteúdo bem aplicado?

Então, exatamente como funciona o marketing de conteúdo? Quais são os benefícios de criar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Vamos dar uma olhada em metas populares que surgem frequentemente em conversas com clientes e possíveis clientes: melhor desempenho de pesquisa, criação de confiança e geração de leads.

Marketing bem aplicado

Como o marketing de conteúdo funciona para SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) costumava ser o único elemento usado para uma estratégia de marketing de conteúdo. Seus passos eram criar um conteúdo exclusivo em torno de suas palavras-chave prioritárias, vinculá-lo a algumas páginas de destino e, em seguida, relaxar e observar o fluxo de tráfego. Porém, uma combinação de atualizações do Google e sua concorrência significou grandes mudanças na forma como o marketing de conteúdo funciona para a pesquisa.

Já se foram os dias em que os resultados da pesquisa retornavam páginas de destino vagamente relevantes para suas palavras-chave de cauda longa.

  • Hoje a competição está cada vez maior e apenas atingir os tópicos certos não será mais suficiente para você obter um tráfego real e sustentável.

O que você precisa é identificar cuidadosamente a SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) que deseja segmentar e encontrar maneiras de superar o que está atualmente disponível. A menos que o conteúdo que você cria para o seu blog ofereça valor real aos usuários, além do que eles podem obter clicando nos primeiros resultados, não se incomode. Todo post do blog tem que ser capaz de aumentar seu peso na SERP que você está colocando.

Como o marketing de conteúdo cria confiança?

A confiança é uma parte essencial de qualquer relacionamento e que se aplica ao seu negócio, assim como à sua vida amorosa. Se você conseguir que seu público-alvo tenha interações positivas com sua marca, é mais provável que ele encontre você quando precisar do que você vende.

Então, como o marketing de conteúdo cria confiança? Primeiro, ele é uma ótima maneira de se apresentar a clientes em potencial que talvez não tenham ouvido falar sobre você ou que não estejam cientes do que o torna diferente.

  • Quais são os valores da sua empresa? Quais são os tópicos e temas que você gosta?
  • Ao usar seu blog, suas mídias sociais e suas campanhas de e-mail para falar sobre esses valores, tópicos e temas, você encontrará pessoas que também se preocupam com eles.

O marketing de conteúdo também é uma oportunidade para comprar confiança. Não com dinheiro, mas em troca de algo de valor. Se você investir o tempo e o esforço necessários para criar conteúdo útil e interessante, você poderá começar a criar os tipos de relacionamentos que se transformarão em vendas no futuro. Quando as marcas melhoram o rastreamento de clientes on-line, off-line e em diferentes dispositivos, o valor do marketing de conteúdo alcança um novo patamar.

  • Isso porque, no momento, nem sempre você vê as vendas ou os leads gerados que começaram com alguém clicando em sua postagem incentivada no Facebook ou lendo seu artigo de blog útil.

Sabendo tudo sobre o marketing de conteúdo, você pode começar a aplica-lo hoje mesmo em seu negócio e até mesmo converter leads, conquistando cada vez mais público e trabalhando junto às demais técnicas de SEO.

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